terça-feira, 25 de maio de 2010

Enquete: "Em quem você vai votar para presidente", é confiável ?

Vamos tentar responder a pergunta e também esclarecer alguns fatos que foram questionados por seguidores no @Twiticos , @Twiticas e também no @Ativistas

A enquete em questão fica aqui: http://twtpoll.com/r/j5ckm3 

Enquetes via de regra, eram para ser confiáveis, o problema é que as PESSOAS não são. Principalmente quando o assunto é política, a coisa tende a degringolar para o lado cego partidário.


Para tirar algumas dúvidas de nossos leitores, vou tentar passar a resposta de uma maneira bem tranquila e transparente. Irei usar alguns exemplos práticos para responder sobre a questão. A semelhaça com a realidade dos fatos é mera formalidade. 


Você sabia que as estatísticas mostram que as pessoas que fazem mais aniversários vivem mais?.


Você sabia que as pessoas que votam MAIS do que as outras, tem maiores chances de acertar seus palpites ?
 

Se você gosta de atravessar a rua sem olhar se está vindo carro tem maiores chances de ser atropelada.

As pessoas que bebem tem mais chances de ficar embriagadas do que as pessoas que não bebem.

No que as questões e afirmações acima  estão relacionadas com o título deste post ?

Tudo é uma questão de estatísticas. Para o bem o para o mal, elas refletem o desejo de um grupo. Se você aposta, tem chance de acertar. Quem não aposta não vai ganhar mesmo. É ridiculo, mas é um fato comprovado estatísticamente, rrsrs (risos) :-)

Você já viu alguém ganhar na Mega Sena se não jogar ? Da mesma forma que votar em enquetes, só poderá ganhar quem arrisca e joga alguns cartões. Ninguém ganha na Mega Sena se não apostar pelo menos um cartão. (colaborador chato: "no passado eu fiquei sabendo de gente que ganhava toda semana nas loterias e ai ? Eles jogavam realmente ?") Vamos pular esta parte... rsrs


Sem mais delongas, vamos aos detalhes dolorosos.

Como o projeto está pensando fazer futuras enquetes mais confiáveis. Eu digo mais confiáveis porque NÃO tem NENHUMA enquete na WEB 100% confiável. Mesmo que uma enquete use o protocolo SET, em algum momento "alguém" vai estar com a conta do usuário e poderá ser desejar manipular a pesquisa. Embora o protocolo SET seja super útil e confiável para quem faz compras com cartão de crédito, ao analisar pelo lado de uma sondagem (pesquisa/Enquete) , VOCÊ talvez irá desejar que seu voto seja anônimo.

Qualquer voto que GARANTA que você SERÁ um anônimo na WEB, perde a segurança em termos de voto único. Você pode restringir o voto para apenas um IP. Se está dentro de uma empresa, somento 1 funcionário poderá votar. Se você escolhe proteger o IP do máquina do usuário, somente uma pessoa nesta máquina poderá dar o voto. Esta opção não será boa, ela permite saber de onde partiu o voto e assim pode-se descobrir em tese quem seriam os votantes.

A pesquisa do Twtpoll permite que você faça um bloqueio de IP. Somente uma vez a pessoa usando este IP poderá votar. Hoje em dia, a maioria das conexões em pequenas empresas e nas residências funciona com IP dinâmico. Quando desliga os equipamentos e liga novamente, eles ganham um novo número. Desta forma, alguns gaiatos se aproveitam desta artimanha para votar novamente aqui: Twtpoll

Se todos tem as mesmas chances eu entendo que as votações podem ser equilibradas se entre os votantes existem #Militantes que fazem isto diariamente. Infelizmente não é assim que ocorre. É claro que este militante uma hora irá cansar de ficar sacaneango a pequisa. A minha pergunta para eles é simples. É HONESTO fazer isto ?

Vamos continuar então para que fique claro a nossa posição e também para tentar encontrar uma fórmula que permita tornar as enquetes mais confiáveis na WEB.

Vou agora mostrar algumas perguntas que recebemos via DM e claro, vamos manter as fontes anônimas por questão de privacidade. Caso você seja uma das pessoas que enviou as mensagens, poderá comentar este post e declarar sua autenticidade. As frases originais também foram modificadas um pouco para preservar o nome dos políticos ou militantes envolvidos.

DM: "Seria legal postar esse comentário: Todas as pré-candidaturas podem ter "forçado" um pouco, p/ ñ dar a entender que foi apenas o nosso pré-candidato"

Eu procurei acompanhar as votações na enquete e posso garantir que pelo menos 4 pré-candidatos recebem votos forçados, a saber: @dilmabr , @joseserra_ , @silva_marina e @pliniodearruda

Para esta afirmação eu usarei a lógica da divulgação. Ninguém consegue receber 100 votos de um dia para o outro se não for divulgado. Mesmo que seja via DM tal divulgação, alguém irá fazer um RT ou divulgar a pesquisa. Este detalhe é importante para entender que houve manipulação de todos os militantes dos envolvidos acima. Em nenhum momento também estou falando que partido A,B,C ou D orientou seus militantes para votarem várias vezes.

DM:"Não é uma reclamação, só 1 consideração sobre a possibilidade de esclarecimento aos usuários do Twitter"

Este tópico tem a finalidade de esclarecer a todos os usuários e militantes envolvidos na enquete. Espero que as infos sejam entendidas por todos.

DM:"Por que vocês estão divulgando "certos" candidatos e outros não ?"

Na verdade o projeto fez um revezamento ponderado entre os militantes e políticos. Inicialmente avisamos militantes da Marina, depois do Plínio, Serra e Dilma. Após este momento, todas as chamadas foram aleatórias e em horários alternados. Usamos os políticos do Twiticos e os militantes do Ativistas para repercutir as mensagens. Outras divulgações foram feitas por perfis do projeto e não foi usado qualquer critério, totalmente randômico. Eu penso que esteja quem estiver hoje em 1º lugar na enquete, merece o devido crédito porque ou tem mais militantes ou tem mais pessoas que o desejam na presidência. Se forçou as votações, todos fizeram isto em algum momento ou podem estar fazendo agora. O mais importante saber é que todos tem as mesmas chances para ser desonesto. Cabe agora saber quem será o mais persistente na desonestidade. Votos únicos é o melhor para a democracia. Só quero deixar claro que não posso impedir os votos e nem tomar partido de A,B,C ou D.

DM:"Como você irá resolver este problema dos votos duplicados ?"

Não vou resolver. Estou fazendo este tópico apenas para dar o devido esclarecimento para quem desejar saber os métodos e a forma como esta enquete se comporta. No fim deste tópico, irei tentar passar a idéia de como iremos tentar contornar este problema nas enquetes do projeto no futuro.

Agora no estilo twitter, vou mostrar resultados parciais dos últimos dias:



A posição acima foi extraída de uma pesquisa no twitter no dia 25 de Maio de 2010.

O que estamos pensando para desenvolver uma enquete/sondagem mais confiável para uso.

1 - Usar o Oauth do twitter como credencial de usuário único.(Boa segurança) (Obrigatório)
2 - Verificar o IP do usuário, mas permitir a sua gravação.(não seguro)
3 - Controlar a session do browser de forma temporária. (Não segura)
4 - Controlar os cokies do usuário no momento da votação. (Não seguro)
5 - Garantir que o usuário vem de um IP válido. (Segurança média)
6 - Solicitar info especial pessoal do usuário (dia de nascimento/estado/ano) (não seguro + confiável a médio prazo)
7 - Mostrar captcha para evitar ação de Robôs.
8 - Questionar se o voto será público ou privativo (respeito a privacidade do user)
9 - Avisar o usuário que já votou nesta enquete/sondagem antes (parâmetro opicional)
10 - Manter confiscado o uso de proxy conhecidos ou impedir voto se não aceitar cookies e sessions.
11- Solicitar validação de e-mail para acompanhamento da enquete de tempos em tempos.

Se todas as regras impostas acima forem desenvolvidas, poderemos ter um bom nível de segurança para receber enquetes/sondagens via twitter. Não será evitado o voto de pessoas falsas, mas poderemos rastrear as conexões que tentam burlar o sistema para impedir a contagem imediata. Um sistema de auditoria interna poderá ser disparado para solicitar confirmação via e-mail do voto.

Quais os perigos que iremos correr mesmo com todas as regras implementadas acima:

1 - O usuário poderá fazer uso de vários perfis diferentes para votar.
2 - O usuário irá mudar o número do IP usando usuário diferente para enganar a auditoria.


Quando ele irá cair na malha fina:

1 - A região de seu IP não representar o local que ele alega ser.
2 - Errar dados pessoais de usuário X Local de prefixo IP obtido em outras votações.
3 - Esquecer que já votou na enquete e se autodenunciar pelo uso de IP diferente.

Problemas que um sistema de enquete/Sondagem como este terá:

1 - Você tem certeza que seu voto poderá ser auditado pelo gestor do portal.
2 - Não poderá ser feito votações anônimas. Mesmo você tendo a opção de privacidade ativada.
3 - Você irá precisar confiar que o site irá manter suas informações de voto e privacidade intocadas.

Espero que este tópico possa ajudar as pessoas entenderem melhor como funciona a maioria dos sistemas de enquetes na web. Você poderá fazer sugestões comentando este tópico. Dúvidas serão bem-vindas nos comentários também.

Twiticos
A casa do debate político no Twitter


ps: Como sempre, todos os erros de português foram exclusivamente causados pelo ser que está atrás do teclado. Pode mandar o Pancadão Político em cima dele.

3 comentários:

  1. Eu quero votar também porque aqui não posso.......poxa.....Voto na que se saiu bem melhor e superior na Debate da Band....DILMA é claro

    ResponderExcluir
  2. Coloca todo mundo na festa da democracia no facebook: http://is.gd/emcW5

    ResponderExcluir
  3. eu voto no SERRA um porque a DILMA foi uma guerrilheira , outra porque ela é um fantoche do lula , outra porque eu naum queru que o povo braisleiro vva de 90 reais do bolsa familia todos esses anos , outra porque ela é uma macaca , outra porque ela naum sabe neim falar direito quanto mais ser presdente ! e por final eu naum queru ficar velho e esperar 10 meses na filah do hospital ! :)

    ResponderExcluir